DIVULGAÇÃO DOS 20 PRÉ-SELECIONADOS 
DIA 02 DE MAIO
 
I PRÊMIO MARCELLO GRASSMANN
Artes gráficas

O Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa anunciam o “I Prêmio Marcello Grassmann” - artes gráficas. 

O Núcleo de Estudos Marcello Grassmann tem o prazer de convidar os/as artistas gráficos que tenham um projeto inédito em gravura para se inscreverem nesta premiação. Os trabalhos realizados durante o período de produção, serão exibidos virtualmente na XXIX Semana Cultural Marcello Grassmann- edição 2021.

Três artistas serão selecionados por profissionais competentes do meio artístico, acadêmico e cultural. Temos a honra de apresentar: Luise Weiss, Maria Bonomi e Mayra Laudanna.

Veja aqui o Cronograma do/da artista selecionado/selecionada: da contratação à exposição

 
Juradas Artísticas Convidadas:
O Núcleo convidou três importantes mulheres do cenário das artes gráficas, são elas:
Luise Weiss, Maria Bonomi e Mayra Laudanna.

Luise Weiss

Nasceu em São Paulo/SP, em 1953, onde vive e trabalha até hoje. Formada em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Pós-graduada em poéticas visuais, mestrado, doutorado, pós doutorado e livre docência pela ECA-USP.
Leciona as disciplinas de Desenho e Gravura no Instituto de Artes da Unicamp – Campinas- desde 1997, Universidade Mackenzie e no curso de Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina.
Participou de inúmeras exposições, individuais e coletivas, no Brasil e exterior, conquistando diversas premiações, entre elas a Bolsa Vitae de Artes. Entre as mostras destacam-se: “Jovens Gravadores Brasilenõs”, galeria Juan Martin, Cidade de México, México, 1976; “Jeune Gravure Contemporaine”; França e Iugoslávia, 1987; “Jovem Gravura Brasileira”, Amadora, Portugal.


Maria Bonomi

Uma das mais importantes artistas brasileiras, com uma carreira artística distinta e um rico percurso artístico inserido na história da arte brasileira. A xilogravura é a linguagem escolhida e mais utilizada, mas também atuou na cenografia, esculturas e muitos desdobramentos o que a caracterizou como uma artista de atividade múltipla. Seu trabalho é peculiar e possui um olhar contemporâneo, aberto a criações e possibilidades na gravura. Em 1955 expôs suas gravuras ao lado seu mestre Lívio Abramo e dos artistas, Edith Behring e Marcello Grassmann.


Mayra Laudanna

Pensadora da arte, Mayra possui graduação em Licenciatura Plena em Desenho e Educação Artística pela Faculdade de Música e Educação Artística Marcelo Tupinambá (1979), graduação em Licenciatura Curta em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1977), graduação em Pedagogia, especialidade Administração Escolar e Orientação Educacional, pela Faculdade de Educação Piratininga (1981). Possui, ainda, mestrado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1997). Atualmente, é docente do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, pintura, escultura, gravura. Dedica-se, atualmente, aos estudos teóricos e históricos sobre gravura e escultura brasileiras e livro de artista.

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

CNPJ: 29.745.568/0001-13

R. Libero Badaró, 377 - 19º andar

Conjunto 1905 - São Paulo/SP

CEP 01009-000

Todos os direitos reservados. As imagens deste site não podem ser utilizadas ou reproduzidas de acordo com as normas de Direitos de Uso de Imagem.

logo final 1pmg.png
logo sem nome sem fundo branco.png