Livro dos Afetos

Autores: Leon Kossovitch; Denis Bruza Molino; Ana Godoy.

Núcleo de Estudos Marcello Grassmann

2019

ISBN: 978-65-80589-00-5

207 páginas

dimensões: 23x 26cm

peso: 922g

 

O Núcleo convidou amigos de Marcello para escrever os textos do Livro dos Afetos, sendo o primeiro um emocionante texto de Leon Kossovitch, seguido de uma interpretação de um conjunto de obras, o "Bestiário grassmaniano", por Denis Bruza Molino e, por fim, um texto de Ana Godoy, fruto de entrevistas e correspondências com a companheira de Marcello, a artista, Zizi Baptista, também idealizadora do projeto Núcleo que fundou junto com Nina Kreis, responsável pela catalogação e legendas do livro.

 

Todos esses vínculos formaram uma rede de afetos tanto pelos laços de amizade quanto pelos laços de amor à gravura, aos desenhos, à arte de Grassmann.

 

O leitor verá imagens de séries inéditas como as monotipias "dos cavalos" com data de 1949, ou ainda monotipias que geraram as xilogravuras dos "álbuns de Sorocaba", e também a série de 11 desenhos que o artista pediu para nunca serem separados, além de gravuras em metal e desenhos das décadas de 1940 a 2000. 

 

Esse conjunto de textos e compilação dessas imagens, inéditas, caracterizam o Livro dos Afetos como um importante veículo de conhecimento e difusão da obra do artista Marcello Grassmann bem como as artes gráficas brasileira.  

 

Tanto afeto e dedicação levou o Livro dos Afetos - Marcello Grassmann à indicação para os cinco finalistas (categoria Ensaios Artes) do 62º Prêmio Jabuti 2020.

Doutora em Ciências

Sociais pela PUC-SP,

realizou seus estudos de

pós-doutorado na

Faculdade de Educação

da Unicamp, vinculada

à linha Filosofia da

Diferença (2008-2009), e posteriormente à linha Linguagem, Arte e Conhecimento (2010-2012). Nos últimos dez anos, vem se dedicando à pesquisa de processos de escrita, a partir de acompanhamentos realizados com mestrandos e doutorandos e da realização de workshops. O conjunto de suas publicações até o presente versa sobre as conexões entre ecologia, subjetividade, arte e política. É autora do livro A menor das ecologias (São Paulo: Edusp, 2008).

Ana Godoy

Doutorando em Filosofia

pela USP, é mestre e

bacharel em Filosofia

pela mesma universidade.

Foi curador assistente do

MASP (entre 2008 -

2014) e do Acervo

Artístico da Câmara Municipal de São Paulo (2016). Professor de história da arte, desde 2007 ministra cursos em instituições como: Escola do MASP, Museu de Arte Sacra, MAC-USP, Centro Cultural São Paulo e Casa do Saber.

Denis Bruza Molino
Leon Kossovitch

Crítico de arte, filósofo,

professor e grande amigo

de Grassmann. Sua

principal área de

docência e pesquisa é a

Estética. Graduado em

Engenharia Civil (1965)

pela Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro (atual Universidade de Uberaba), trabalhou como engenheiro em diversas obras residenciais em São Paulo. Posteriormente, graduou-se em Filosofia (1969) na Universidade de São Paulo e, na mesma universidade, obteve os graus de mestre, em 1970 (com Força e Retorno em Nietzsche), e doutor, em 1982 (com a tese Condillac - Lúcido e Translúcido), sob a orientação de Marilena Chaui.
Desde 1970 é professor do Departamento
de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

- Estudantes e professores ganham desconto ao adquirirem o Livro dos Afetos.

- Os preços exibidos não incluem possíveis taxas que possam ser cobradas por empresas de cartão de crédito ou entidades bancárias.

- A entrega dos livros será feita de acordo com a quantidade de pedidos realizados para que possamos ir aos correios de forma consciente.

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

CNPJ: 29.745.568/0001-13

R. Libero Badaró, 377 - 19º andar

Conjunto 1905 - São Paulo/SP

CEP 01009-000

Todos os direitos reservados. As imagens deste site não podem ser utilizadas ou reproduzidas de acordo com as normas de Direitos de Uso de Imagem.

logo final 1pmg.png
logo sem nome sem fundo branco.png