top of page
selo adesivo finalista jabuti.png

Livro dos Afetos

Autores: Leon Kossovitch; Denis Bruza Molino; Ana Godoy.

Núcleo de Estudos Marcello Grassmann

2019

ISBN: 978-65-80589-00-5

207 páginas

dimensões: 23x 26cm

peso: 922g

sobre o livro

O Núcleo convidou amigos de Marcello para escrever os textos do Livro dos Afetos, sendo o primeiro um emocionante texto de Leon Kossovitch, seguido de uma interpretação de um conjunto de obras, o "Bestiário grassmaniano", por Denis Bruza Molino e, por fim, um texto de Ana Godoy, fruto de entrevistas e correspondências com a companheira de Marcello, a artista, Zizi Baptista, também idealizadora do projeto Núcleo que fundou junto com Nina Kreis, responsável pela catalogação e legendas do livro.

 

Todos esses vínculos formaram uma rede de afetos tanto pelos laços de amizade quanto pelos laços de amor à gravura, aos desenhos, à arte de Grassmann.

 

O leitor verá imagens de séries inéditas como as monotipias "dos cavalos" com data de 1949, ou ainda monotipias que geraram as xilogravuras dos "álbuns de Sorocaba", e também a série de 11 desenhos que o artista pediu para nunca serem separados, além de gravuras em metal e desenhos das décadas de 1940 a 2000. 

 

Esse conjunto de textos e compilação dessas imagens, inéditas, caracterizam o Livro dos Afetos como um importante veículo de conhecimento e difusão da obra do artista Marcello Grassmann bem como as artes gráficas brasileira.  

 

Tanto afeto e dedicação levou o Livro dos Afetos - Marcello Grassmann à indicação para os cinco finalistas (categoria Ensaios Artes) do 62º Prêmio Jabuti 2020.

autora03_Ana Godoy_foto Isadora Ferraz_P

Doutora em Ciências

Sociais pela PUC-SP,

realizou seus estudos de

pós-doutorado na

Faculdade de Educação

da Unicamp, vinculada

à linha Filosofia da

Diferença (2008-2009), e posteriormente à linha Linguagem, Arte e Conhecimento (2010-2012). Nos últimos dez anos, vem se dedicando à pesquisa de processos de escrita, a partir de acompanhamentos realizados com mestrandos e doutorandos e da realização de workshops. O conjunto de suas publicações até o presente versa sobre as conexões entre ecologia, subjetividade, arte e política. É autora do livro A menor das ecologias (São Paulo: Edusp, 2008).

Ana Godoy
autor02_Denis Bruza Molino_PB.jpg

Doutorando em Filosofia

pela USP, é mestre e

bacharel em Filosofia

pela mesma universidade.

Foi curador assistente do

MASP (entre 2008 -

2014) e do Acervo

Artístico da Câmara Municipal de São Paulo (2016). Professor de história da arte, desde 2007 ministra cursos em instituições como: Escola do MASP, Museu de Arte Sacra, MAC-USP, Centro Cultural São Paulo e Casa do Saber.

Denis Bruza Molino
Leon Kossovitch
autor01_Leon Kossovitch_fotoUlussesBosco

Crítico de arte, filósofo,

professor e grande amigo

de Grassmann. Sua

principal área de

docência e pesquisa é a

Estética. Graduado em

Engenharia Civil (1965)

pela Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro (atual Universidade de Uberaba), trabalhou como engenheiro em diversas obras residenciais em São Paulo. Posteriormente, graduou-se em Filosofia (1969) na Universidade de São Paulo e, na mesma universidade, obteve os graus de mestre, em 1970 (com Força e Retorno em Nietzsche), e doutor, em 1982 (com a tese Condillac - Lúcido e Translúcido), sob a orientação de Marilena Chaui.
Desde 1970 é professor do Departamento
de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

- Estudantes e professores ganham desconto ao adquirirem o Livro dos Afetos.

- Os preços exibidos não incluem possíveis taxas que possam ser cobradas por empresas de cartão de crédito ou entidades bancárias.

- A entrega dos livros será feita de acordo com a quantidade de pedidos realizados para que possamos ir aos correios de forma consciente.

bottom of page