


CURADORIA
Fabrício Reiner e Nina Kreis
Roteiro de Visita Educativa à Exposição
SALA TULA

Durante esta visita daremos uma leve pincelada no universo da História da Arte para perceber o quanto a obra de arte pode ser singular e ao mesmo tempo estar carregada de referências, as quais em grande parte, o artista Marcello Grassmann obteve ao frequentar a Biblioteca Mário de Andrade em sua juventude.

INÍCIO
Aluno de modelagem da escola profissional do Brás, Marcello Grassmann aprende o ofício de entalhe em madeira
Observe nesta peça que a representação de folhas e frutos traz a referência do próprio passado do que um dia foi esta matéria prima, uma árvore. Peça de função decorativa, feita com grande destreza por parte do jovem estudante.

Ao apresentar para seu professor um estudo para entalhe que trazia a imagem de um grifo (figura mitológica de um ser fantástico) seu mestre percebe que seu lugar não era alí. Marcello então parte em busca de um novo caminho.
DA OBSERVAÇÃO DO REAL AO IMAGINÁRIO FANTÁSTICO
Desenhos de observação
O FANTÁSTICO
Ressignificar o real trazendo novas reflexões ao observador sobre o mundo que nos cerca.

O domínio de anatomias diversas adquirido com os desenhos de observação leva o artista a realizar composições de seres híbridos (parte humano parte animal), os seres fantásticos de Marcello povoarão sua produção durante toda a sua vida.
O hibridismo no trabalho de Grassmann acontecia não só em relação às formas mas também as características técnicas dos estilos que o artista absorvia, como expressionismo, renascimento, etc.
MADEIRA, METAL E PEDRA
XILOGRAVURA
A habilidade do jovem entalhador com a madeira, leva Marcello Grassmann à arte da xilogravura.